Yves GautierChef Hotel Quinta da Serra

É francês, mas vive na ilha, em Câmara de Lobos. Está casado com uma madeirense e tem dois filhos. Nos últimos anos, tem liderado a cozinha de alguns dos melhores hotéis e restaurantes da Madeira, depois de um percurso internacional que o levou de França até à Jordânia. O chef Yves Gautier, 51 anos, é agora “rei” na cozinha do Hotel Quinta da Serra.

Está apostado em dinamizar uma gastronomia madeirense de qualidade, embora também recomende as especialidades tradicionais. Espetada e vinho seco, peixe fresco e poncha, bolo de mel e vinho Madeira são indispensáveis na seleção do chef Yves Gautier, que considera a ilha um destino de charme, exótico e seguro, com gente muito amável e uma natureza autêntica.

Diz ainda que é ‘obrigatório’ visitar uma levada, sobretudo para se ficar a conhecer a dimensão do trabalho dos madeirenses e para mergulhar na diversidade paisagística da ilha. Outra ‘obrigação’ é descer o Monte em carro de cesto e visitar o jardim da Dona Esmeralda, no Funchal, uma quinta cheia de plantas e ervas aromáticas que muito seduz os chefs da Madeira.